
“Notícias” aberto para publicação de trabalhos científicos
O JORNAL “Notícias” está aberto para publicar trabalhos científicos, resultados de pesquisa, extensão, bem como teses de mestrado e doutoramento dos estudantes, como forma de garantir que a imensa actividade de pesquisa e investigação científica das universidades contribua para a solução dos problemas das comunidades..
O facto foi revelado hoje pelo Presidente do Conselho de Administração da Sociedade do Notícias, Júlio Manjate, na cidade de Chimoio, província de Manica.
“O país e as universidades não podem continuar a encher as prateleiras de livros e trabalhos académicos ricos de conteúdos e recomendações que podem ser implementadas para a solução de problemas concretos das comunidades”, afirmou.
Manjate falava no encontro de cortesia que manteve com a reitora da UniPúnguè, integrada na visita de trabalho que efectua à província de Manica e que hoje termina.
Na conversa com a reitora Emília Nhalevilo, o PCA da SN disse que o “Notícias” dedica uma página diária aos assuntos relacionados com a ciência e tecnologia, mas pouca actividade científica produzida nas universidades tem sido divulgada naquele espaço nobre, desenhado exactamente para atender matéria e relacionada.
A reitora da UniPúnguè reconheceu que muitas obras, trabalhos académicos, de pesquisa, investigação e extensão universitária continuam em desuso e arquivados apenas para consultas, sem beneficiar as comunidades que continuam sedentas destes subsídios e conhecimentos.
Nhalevilo disse estar aberta a aproveitar a oportunidade que o “Notícias” oferece para divulgar o manancial de trabalhos de fim de curso e outros que a instituição produz.